Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2010 - 16h58

Em visita a Jirau, Lula reitera importância de hidrelétricas para o país

Publicidade

FÁBIO AMATO
ENVIADO A PORTO VELHO (RO)

Faltando pouco mais de quatro meses para concluir o seu segundo mandato e deixar o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu a trabalhadores que atuam na construção da hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho, que eles não ficarão sem emprego após concluída a obra porque vão ser aproveitados em outros projetos que o governo pretende tocar nos próximos anos.

"Daqui para frente eu tenho a esperança que não vai acabar uma obra dessas e ficar milhares de trabalhadores que se aperfeiçoaram, se preparam para trabalhar, parados. Porque tem outras grandes hidrelétricas que nós pretendemos fazer pelo país afora e essa mão de obra a gente vai aproveitando ela em cada uma das hidrelétricas que a gente está fazendo", disse o presidente.

Lula chamou de "extraordinários" os projetos de grandes hidrelétricas, retomados em seu governo. Também afirmou que essas obras são essenciais para o desenvolvimento do país e alfinetou governos anteriores ao dizer que a última grande hidrelétrica construída no Brasil foi a de Xingó, entre Sergipe e Alagoas, concluída em 1994.

"Há muitos anos o Brasil não tinha projetos extraordinários como esse que nós estamos visitando aqui. Estou visitando Jirau, daqui a pouco vou visitar Santo Antônio e logo logo estarei visitando Belo Monte, onde a gente vai construir outra grande hidrelétrica", disse o presidente. A usina de Belo Monte será construída no Pará.

Lula visitou nesta sexta-feira as obras de Jirau e Santo Antônio, as duas hidrelétricas em construção no rio Madeira, em Rondônia. O presidente também aproveitou a viagem para fazer, pela manhã, gravações que serão usadas na campanha da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.

Ele visitou ainda a vila construída para abrigar famílias que moravam na região a ser alagada pela hidrelétrica de Jirau.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página