Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2010 - 09h17

Governo japonês tomará medidas para conter alta do iene

Publicidade

DA REUTERS, EM TÓQUIO

O primeiro-ministro japonês Naoto Kan anunciou nesta sexta-feira que decidirá na próxima semana medidas para contra-atacar os efeitos nefastos da disparada do iene sobre a saúde econômica do país.

"Levando em conta a alta do iene e a difícil situação econômica, vamos decidir em 31 de agosto novas disposições e trabalhar para sua aplicação", afirma Khan à imprensa.

O iene evolui atualmente em seu nível mais alto dos últimos 15 anos frente ao dólar e se aproximou de um recorde em nove anos ante o euro.

Sua disparada, somada às preocupações pela reativaçao mundial, ameaça a frágil saúde econômica do Japão.

"Estou plenamente consciente de que os movimentos excessivos no mercado cambiário têm consequências negativas para a estabilidade econômica e financeira", assinalou Kan.

"Utilizaremos meios decisivos a seu devido tempo", acrescentou, em uma frase que soou como uma ameaça de intervenção direta no mercado cambial para diminuir o valor do iene.

A Bolsa de Tóquio reagiu bem ao anúncio do primeiro-ministro, encerrando a sessão em alta de 0,95% e com o índice Nikkei-225 ganhando 84,58 pontos, a 8.991 unidades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página