Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2010 - 15h51

Aumento de salário ligado à produção estimula o emprego, diz ONU

Publicidade

DA EFE, EM GENEBRA

Os reajustes de salários ligados a produtividade estimulam uma demanda interna que promove a criação de postos de trabalho, o que contraria a tese de que altas taxas de desemprego obedecem a um rígido mercado de trabalho que impede o rebaixamento de salários.

Essa é uma das análises da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento), em seu relatório anual divulgado nesta terça-feira, e que onde aponta que "a expectativa de uma demanda crescente é o que impulsiona a inversão na capacidade de produção".

O vínculo das altas salariais permite que a demanda cresça mais do que o potencial da oferta, além de abrir caminho para uma política monetária que favoreça o investimento, considera o estudo.

Precisamente, uma política monetária "favorável ao emprego" manteria baixos os custos do crédito para os investimentos em capital fixo e protegeria a competitividade internacional das empresas nacionais, ao impedir a valorização da moeda.

Em suma, a atribuição "das persistentes e elevadas taxas de desemprego" à rigidez do mercado de trabalho -- que impede uma redução de salários -- baseia-se em um conceito microeconômico que esquece o "importante papel" macroeconômico das altas salariais.

"Uma estratégia para a rápida geração de emprego consistiria em assegurar que os próximos aumentos da produtividade fossem distribuídos entre o trabalho e o capital, fomentando dessa maneira a demanda interna", sugeriu o secretário-geral da Unctad, Supachai Panitchpakdi, ao apresentar o relatório.

Para isso, o relatório da agência defende o fomento de instituições que garantam que as receitas efetivas dos trabalhadores aumentem em meio a produtividade.

Igualmente, a Unctad pede aos países que coloquem um "maior empenho" para criar um círculo virtuoso no qual o elevado investimento em capital fixo daria lugar ao aumento mais rápido da produtividade, com as conseguintes altas salariais.

Estes reajustes de salários, a julgamento do citado relatório, "possibilitariam uma expansão constante da demanda interna e, por ali, do emprego".

Com relação a isso, Supachai afirmou que "o fomento da demanda interna como motor da criação de emprego e uma menor dependência das exportações não deveriam ser considerados um retrocesso no processo de integração na economia mundial".

Para este organismo da ONU, a criação de emprego e a redução da pobreza deveriam basear-se em uma "combinação equilibrada" de demanda interna e demanda externa.

"O objetivo que as exportações impulsionem o crescimento encontrará dificuldades cada vez maiores uma vez que nos EUA parou o aumento do consumo financiado a base de endividamento", ressalta.

Assim, considera "pouco provável" que os EUA voltem a ser "a locomotiva da demanda mundial", uma situação que também não poderá assumir a China, onde o consumo das famílias só representa a oitava parte do americano, lembra a Unctad.

No gigante asiático, a estrutura desse consumo favorece os bens de produção nacional, o que faz com que a China "tenha condições de se transformar no único impulsor do crescimento mundial", de acordo com o estudo.

"A concorrência entre exportadores, baseada na contenção dos custos trabalhistas, provoca uma corrida pela igualdade de salários em baixa, contraproducente para a redução da pobreza e a criação de postos de trabalho", alerta.

E acredita que "a chave para conseguir um reequilibrio mundial consistiria em efetuar um ajuste expansivo com maiores excedentes, como a Alemanha e o Japão, que dispõem de uma margem considerável para aumentar o consumo dos lares mediante altas salariais".

No entanto, lamenta que a recuperação econômica nesses países não tenha impulsionado a expansão da demanda interna, mas "a força motriz de seu aumento foi o forte crescimento das exportações, como ocorria antes da crise".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página