Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2010 - 19h49

Conselheiro econômico de Obama deixará a equipe até o final do ano

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Um dos principais conselheiros do presidente Barack Obama para a área econômica, Lawrence Summers, deixará a Casa Branca até o final do ano, revelou o próprio funcionário nesta terça-feira.

Será a terceira baixa em três meses no departamento econômico da administração econômica, depois de Christina Romer, que chefiava o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, e Peter Orszag, diretor de orçamento do governo.

Summers, que coordena o Conselho Econômico Nacional do presidente Barack Obama, foi secretário do Tesouro durante o governo de Bill Clinton.

O conselheiro esteve à frente da equipe que implementou a política econômica de Obama em meio a uma das piores recessões dos Estados Unidos em décadas.

"Serei sempre grato por ter tido um homem brilhante, experiente e sensato como Larry em um momento de grande perigo para nosso país, disposto a cumprir a tarefa e liderar nosso time econômico", declarou Obama em um comunicado.

"Nos últimos dois anos, ele ajudou a nos guiar das profundezas da pior recessão desde os anos 30 ao crescimento renovado. E, se temos ainda muito trabalho a fazer para reparar os danos causados pela recessão, estamos em um caminho melhor graças, em grande medida, aos sábios conselhos de Larry", elogiou o presidente.

Afirmando que ainda buscará "seus conselhos e assessoria de maneira informal", Obama explicou que Summers concordou em trabalhar como membro do Painel de Conselheiros Econômicos da presidência.

Larry Summers foi professor da Universidade de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês) antes de se tornar economista chefe do Banco Mundial em 1991.

Dois anos depois, foi chamado por Clinton para ocupar o cargo de subsecretário para assuntos internacionais do Tesouro. Pouco depois, tornou-se subsecretário de Robert Rubin, substituindo-o à frente do departamento nos últimos anos do governo.

Em 2001, foi escolhido presidente de Harvard.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página