Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2010 - 09h08

Estação de tratamento vai gerar energia elétrica do esgoto em Belo Horizonte

Publicidade

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

A maior estação de tratamento de Belo Horizonte, responsável por 60% do abastecimento da capital mineira, usará biogás produzido do esgoto para gerar energia elétrica.

A Copasa, companhia de saneamento que administra outras estações na cidade, prevê implantar o sistema em outubro. Espera-se suprir 90% do consumo de energia da ETE (estação de tratamento de esgoto) Arrudas.

O superintendente de gestão de energia Marcelo Monachesi Gaio estima que a produção permitirá a economia de R$ 2,7 milhões ao ano no gasto de energia.
Calcula ainda que a emissão de gás carbônico (CO2) deve cair 3.200 toneladas por ano. Com isso, a empresa espera obter aval da ONU para vender créditos de carbono.

O tratamento de esgoto já libera biogás, com lodo. O biogás é composto principalmente por metano (CH4) e CO2. Liberado na atmosfera, o metano é altamente poluente. Por isso, é queimado para virar CO2.

Editoria de Arte/Folhapress

O novo projeto pretende aproveitar essa queima e impedir a emissão de CO2 no ar. Depois de produzido, o biogás será purificado e enviado a microturbinas. A queima acionará um gerador e produzirá energia elétrica.

A sobra sairá neutralizada, com "baixíssima" emissão de compostos poluidores, avalia a empresa. A iniciativa faz parte de uma licitação de R$ 65 milhões, que inclui manutenção e outros projetos, como reduzir o odor no tratamento de esgoto.

No Brasil, existem projetos semelhantes ao da Copasa. Em Barueri (SP), o Centro Nacional de Referência em Biomassa desenvolveu um deles até 2005. Apesar de ter reduzido em 20% o consumo de eletricidade, a tecnologia foi considerada cara.

A Sabesp (empresa de saneamento de São Paulo) espera lançar até o fim do ano um edital para essa estação.

No Paraná, a Sanepar produz eletricidade a partir do esgoto em Foz do Iguaçu, desde 2006, e vende para a empresa regional de energia elétrica. A diferença é que usa um motor a combustão, não microturbinas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página