Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 14h13

Otimismo do consumidor cai em setembro após quatro altas seguidas, aponta CNI

Publicidade

MÁRIO SÉRGIO LIMA
DE BRASÍLIA

O otimismo dos consumidores continua elevado, mas teve uma queda de 0,8% em setembro na comparação com agosto, informou nesta quarta-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O recuo interrompeu uma sequência de quatro meses consecutivos de crescimento do Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor).

O índice ficou em 118,3 pontos em setembro. Resultados acima de 100 apontam otimismo dos consumidores brasileiros. No mês passado, o indicador havia atingido 119,3 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o Inec de setembro teve alta de 2,5%. Na ocasião, havia ficado em 115,4 pontos.

A queda deve-se, segundo a CNI, a uma piora nas expectativas para o emprego e para a inflação. O índice de expectativa em relação ao mercado de trabalho cedeu 4,9% em relação a agosto, o que aponta a expectativa do consumidor de aumento do desemprego nos próximos seis meses.

Já o otimismo do consumidor em relação à inflação caiu 3,2% na comparação com agosto. Isso significa que o consumidor espera que a média dos preços fique mais alta para os próximos seis meses. Já a expectativa para a renda pessoal segue estável em relação a agosto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página