Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 19h44

Petrobras vai substituir óleo importado de país árabes pelo de Tupi

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

A Petrobras vai utilizar inicialmente o petróleo produzido no campo de Tupi, no pré-sal da bacia de Santos, para substituir o óleo importado para a fabricação de lubrificantes.

Segundo o diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, será possível, em dois anos, deixar de importar dos países árabes o petróleo do tipo leve (mais caro) 100 mil barris/dia e usar o óleo de Tupi.

"Já iniciamos estudos e testes que precisam ser concluídos, mas, ao que tudo, indica, o óleo de Tupi tem as características necessárias para a produção de lubrificantes."

O óleo de Tupi será refinado na Reduc (refinaria da estatal em Duque de Caxias, no Grande Rio), única unidade apta a produzir lubrificantes do tipo parafinados.

Costa lembrou que o pré-sal produzirá muito mais petróleo num horizonte mais longo do que a necessidade de importações para a produção de lubrificantes. Mas, até 2012, a estimativa da Petrobras é extrair 100 mil barris de Tupi, com a plataforma Cidade de Angra dos Reis, que entrou em operação ontem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página