Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2010 - 09h41

Crédito às empresas deve acelerar a partir deste trimestre, diz Serasa

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Indicador de Perspectiva de Crédito às Empresas avançou 0,2% em setembro ante agosto e chegou a 103,1 pontos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Serasa Experian.

"A sequência de elevações mensais deste indicador sinaliza que a evolução das operações de crédito às empresas com recursos livres tenderá a se acelerar, sobretudo a partir do último trimestre de 2010, evoluindo também favoravelmente durante os meses iniciais de 2011", informa em nota.

De acordo com os economistas da Serasa, a retomada de um ritmo de crescimento um pouco mais acelerado para economia brasileira, após o enfraquecimento observado durante o segundo e o terceiro trimestres de 2010, contribuirão para uma dinâmica mais favorável à contratação de operações de crédito, com recursos livres.

Já o Indicador de Perspectiva do Crédito ao Consumidor recuou 1,8% em setembro na comparação com o mês anterior, a sétima queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 100,5. "Este movimento sinaliza que as concessões de crédito com recursos livres, para pessoas físicas, deverão continuar se expandindo, porém num ritmo um pouco mais suave ao longo dos próximos seis meses", avalia a Serasa.

A entidade ressalta, porém, que as operações de crédito com recursos livres são, em sua maioria, voltadas ao consumo, e que a disposição das pessoas físicas em aumentar seus níveis de endividamento permanece elevada --indicada por fatores como confiança dos consumidores em alta e mercado de trabalho em momento favorável.

Segundo os especialistas da Serasa, "as operações de crédito imobiliário (feitas, basicamente, com recursos direcionados), deverão continuar se destacando em termos de evolução da carteira de crédito do sistema financeiro às pessoas físicas, durante os próximos meses".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página