Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2010 - 08h25

Coreia do Sul e EUA esperam destravar livre comércio durante G20

Publicidade

DA EFE, EM SEULM

A Coreia do Sul e os Estados Unidos esperam anunciar um acordo definitivo para desbloquear a ratificação do seu TCL (Tratado de Livre-Comércio) durante o encontro dos presidentes dos dois países na cúpula do G20 (Grupo dos Vinte, que reúne os países ricos e os principais emergentes).

O presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Thomas Donahue, assegurou nesta quarta-feira em Seul que apesar das diferenças os responsáveis de Comércio das duas nações conseguiram obter avanços para chegar a um consenso.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O TLC entre Coreia do Sul e EUA foi assinado em 2007, mas a relutância de Seul em abrir seu setor automotivo e de carne bovina impediram sua ratificação em Washington, enquanto a oposição sul-coreana se nega a apoiar o acordo.

A expectativa é que as reuniões de última hora entre negociadores dos dois países permitam que o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e o americano, Barack Obama, anunciem um acordo que ponha fim a anos de impedimentos.

Donahue assegurou que, uma vez assinado o acordo, o Congresso americano dificilmente o rejeitará, já que ajudará a criar empregos. Em sua passagem por Seul, o presidente americano, receberá um presente especial: "Oh Han-ma", seu nome em coreano.

A concessão do nome foi uma iniciativa da Sociedade para a Aliança Amistosa Coreia do Sul-EUA, uma organização que no ano passado rebatizou a secretária de Estado Hillary Clinton como "Han Hisook" durante uma visita ao país.

A primeira parte do nome, "Oh," que corresponderia ao sobrenome, significa país ou nação em coreano. Já "Han-ma" é a combinação de "Han", que significa Coreia, e "Ma", que significa cavalo e que também é utilizado em coreano para se referir aos Estados Unidos.

Desta forma, o nome reflete o desejo que Obama, como líder dos EUA, trabalhe com a força de "um cavalo a toda velocidade", em colaboração com as autoridades coreanas, para resgatar o mundo da pior crise econômica em décadas, segundo a explicação de Suh Jin-sup, responsável da instituição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página