Publicidade

 

Publicidade

 
 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
10/11/2010 - 15h53

Caixa diz que consultores aprovaram contas do banco PanAmericano

Publicidade

 

EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA

Atualizado às 19h00.

A Caixa Econômica Federal informou em nota que as contas do banco PanAmericano foram aprovadas após auditoria realizada por ela e por outros consultores que participaram do processo de aquisição da instituição.

Ontem, o Grupo Silvio Santos, que divide o controle do PanAmericano com a Caixa, colocou R$ 2,5 bilhões no banco para cobrir um prejuízo causado por uma fraude contábil. Em dezembro de 2009, a Caixa comprou 49% do controle e 36,56% do total das ações do PanAmericano.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Fraude no Panamericano envolve venda de carteira para outros bancos
Empréstimo ao PanAmericano foi encaminhado pelo BC
Silvio Santos oferece SBT e Baú como garantia para empréstimo de R$ 2,5 bi

Segundo a Caixa, o banco Fator foi contratado para prestação de serviços de consultoria especializada nessa aquisição. Este, por sua vez, contratou a KPMG para o trabalho de análise das contas do PanAmericano.

Posteriormente, a Caixa contratou a BDO Consultores para emissão de uma segunda opinião. A empresa teria apenas avaliado o valor da operação, e não analisado as contas do banco.

O banco estatal diz ainda que a aquisição somente foi finalizada após a manifestação favorável do Banco Central, em julho de 2010. O BC diz que, na época, ainda não sabia do problema.

Hoje, conforme previsto no acordo de venda assinado em 2009, a Caixa indicou seus representantes na diretoria do PanAmericano. A Caixa informou também que o aporte de recursos realizado pelo Grupo Silvio Santos permitiu que não houvesse qualquer tipo de prejuízo aos "sócios, clientes e colaboradores do banco".

"A Caixa Econômica Federal reafirma a importância estratégica desta parceria, a qual proporcionará a ampliação da sua base de clientes, em razão da capacidade de relacionamento do banco PanAmericano com seus mais de 20 mil canais de venda e suas 200 lojas próprias", diz a nota.

O banco Fator informou que foi contratado pela Caixa em junho de 2009 e que entregou o relatório final sobre o Banco PanAmericano em outubro daquele ano. A auditoria e avaliação do valor do PanAmericano foi feita com base no balanço da empresa do primeiro trimestre de 2009. Segundo o banco Fator, não foi encontrada nenhuma irregularidade, não sendo possível afirmar se as fraudes eram anteriores a março de 2009.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade