Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2010 - 09h05

União Europeia pode ajudar Irlanda por temor de aumento da dívida pública

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM SEUL

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou nesta quinta-feira que a UE (União Europeia) está disposta a apoiar a Irlanda em caso de necessidade, depois que os juros dos bônus irlandeses aumentaram os temores sobre a dívida pública.

"O que é importante saber é que temos todos os instrumentos necessários", disse à imprensa em Seul antes da reunião de cúpula do G20, em referência à situação dos bônus irlandeses.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Em caso de necessidade, a União Europeia está pronta para ajudar a Irlanda", destacou.

Na quarta-feira os juros dos títulos de Estado da Irlanda atingiram uma margem recorde desde a criação do euro, em um mercado inquieto com os riscos de que o orçamento irlandês de 2011 seja vetado pelo Parlamento.

A Irlanda enfrenta este ano um grande deficit público de 32% do PIB (Produto Interno Bruto), uma consequência do custo das ajudas governamentais ao setor bancário, muito afetado pela crise financeira internacional.

Para reduzir o deficit à meta europeia de menos de 3% até 2014, o governo prevê para os próximos quatro anos uma economia de 15 bilhões de euros (US$ 20,66 bilhões), começando pelo orçamento de 2011, que inclui um pacote de austeridade de seis bilhões de euros. Mas como o governo de Brian Cowen tem maioria parlamentar frágil, analistas temem um veto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página