Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2010 - 01h20

Tem início em Yokohama reunião da Apec centrada na integração econômica

Publicidade

DA EFE, EM YOKOHAMA

Um dia depois do encerramento da reunião do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes) em Seul, os líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) se reúnem neste sábado na cidade japonesa de Yokohama para tratar do livre-comércio e da integração econômica regional.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Com um intenso esquema de segurança, que fechou grande parte do centro da segunda maior cidade do Japão, a cúpula anual da Apec começará às 12h30 do horário local (1h30 de Brasília) com um almoço, depois que o anfitrião japonês, o primeiro-ministro Naoto Kan, der as boas-vindas aos líderes, um por um, no Hotel Intercontinental.

Entre os presidentes que participam do encontro estão alguns líderes que chegaram diretamente da reunião de Seul, como o americano Barack Obama, o chinês Hu Jintao, o russo Dmitri Medvedev, o mexicano Felipe Calderón e o próprio Naoto Kan.

Também representam seus países no fórum Apec o presidente peruano, Alan García, e o chileno, Sebastián Piñera, que durante a jornada têm previstas várias reuniões bilaterais com alguns de seus parceiros comerciais.

Se no encontro do G20 em Seul a agenda esteve dominada pelas disputas sobre divisas, em Yokohama as conversas serão centradas em questões comerciais.

A cúpula de Apec chegará ao fim no domingo com uma declaração que deve dar impulso ao livre-comércio na região e à conclusão da Rodada de Doha, pendente desde 2001.

A meta da Apec, criada em 1989, é favorecer um acordo de livre-comércio em uma imensa área que vai da Ásia à América Latina, com economias tão díspares como as de Peru, EUA, Papua Nova Guiné, Brunei e Austrália, que somam quase a metade do comércio, população e PIB mundial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página