Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2010 - 09h29

Aquecimento da economia faz mercado ir à caça de talentos

Publicidade

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

O aquecimento da economia e o apagão de talentos têm transformado a caça por executivos e especialistas em um leilão. Na ânsia por reter profissionais-chave que receberam ofertas de trabalho do mercado, empresas cobrem propostas com aumentos salariais, benefícios, promoção e projetos desafiadores.

Nove entre dez consultorias de RH e especialistas ouvidos pela Folha afirmam que a contraproposta do empregador tem feito com que trabalhadores abandonem a seleção com frequência maior nos últimos meses.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

No Grupo DMRH, por exemplo, o índice de recusa ou desistência durante processos seletivos para os cargos de analista aos de média gerência era de 20% no ano passado. Em 2010, passou para 50%, compara a gerente da consultoria de RH Fabiana Nakazone.

"Em 2009, as companhias não tinham recursos suficientes para segurar talentos. Neste ano [com a falta de mão de obra], não podem se dar ao luxo de perdê-los."

Nem todos, contudo, entram na disputa por uma nova oportunidade. "Tem gente que participa [de seleção] só para ter aumento salarial", afirma a coordenadora da divisão de executivos da Manpower, Carmen Benet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página