Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2010 - 10h47

Vagas temporárias levam desemprego à menor taxa da série iniciada em 2002

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

A taxa de desemprego caiu em novembro graças à geração de postos de trabalho temporários no final do ano, principalmente no comércio, segundo o gerente da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), Cimar Azeredo Pereira.

De acordo com ele, mesmo que as pessoas não tenham efetivamente se empregado em novembro, muitas delas "já tinham agendado" um trabalho temporário para dezembro.

Veja a página de classificados de empregos

Diante disso, houve uma queda na procura de trabalho aliada ao pequeno crescimento da ocupação (0,2%) ante outubro. Os dois fenômenos provocaram a redução da taxa de desemprego, que atingiu em novembro o menor nível da série histórica (5,7%), iniciada em 2002.

Um exemplo marcante dessa tendência de ocupação temporária ocorreu no Rio de Janeiro, região metropolitana que gerou 82 mil novos postos de trabalho, com crescimento de 1,6% ante outubro.

Pereira ressalta ainda que, pela primeira vez, a taxa de desemprego ficou abaixo de dois dígitos simultaneamente em todas as seis regiões metropolitanas pesquisadas no país. A julgar pelo comportamento histórico do indicador, a perspectiva de economistas é que a taxa caia ainda mais em dezembro, atingindo um novo recorde de baixa.

Em algumas regiões, o IBGE já registrou uma situação considerada como de pleno emprego --em torno de 5%, já que sempre haverá pessoas procurando uma nova colocação, para, por exemplo, testar o mercado, ou em transição entre um trabalho e outro. É o caso de Porto Alegre (3,7%), Rio de Janeiro (4,9%) e Belo Horizonte (5,3%).

Em São Paulo, a taxa ficou em 5,5%, região metropolitana onde ocorreu a maior retração na comparação com o mesmo mês de 2009 (8,1%).

Em Recife, o indicador ficou em 8,4% e, em Salvador, em 9,4%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página