Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2010 - 08h35

Confiança do consumidor brasileiro recua em dezembro, aponta FGV

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Índice de Confiança do Consumidor, da FGV (Fundação Getulio Vargas), teve uma redução de 2,1% entre novembro e dezembro, atingindo 122,5 pontos. O indicador, divulgado nesta quarta-feira, é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor.

O resultado foi influenciado pela diminuição do otimismo em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativas recuou 3,4%, para 109,5 pontos, o menor nível desde maio. Já o Índice da Situação Atual caiu 0,4%, atingindo 146,8 pontos, patamar ainda elevado em termos históricos.

A pesquisa aponta ainda que os consumidores continuam avaliando de forma muito favorável a situação econômica geral mas, em dezembro, estão menos satisfeitos com a situação financeira familiar. A proporção de consumidores que avaliam a situação atual como boa diminuiu de 30,1% para 28,8% do total, enquanto a dos que a consideram ruim aumentou de 10,3% para 11,9%.

O quesito que mais contribuiu para a queda do índice geral foi o que mede expectativas em relação ao ambiente econômico nos seis meses seguintes. A parcela de consumidores que projetam melhora caiu de 31,5% para 29,6%. Já a dos que preveem piora subiu de 11,9% para 15,6%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra com mais de 2.000 domicílios em sete capitais. A coleta de dados para a edição de dezembro foi realizada entre os dias 1º e 18.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página