Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2010 - 16h39

BNDES aprova empréstimo de R$ 1,087 bi para construção de Belo Monte

Publicidade

DE SÃO PAULO

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) informou nesta quarta-feira que aprovou empréstimo-ponte no valor de R$ 1,087 bilhão à Norte Energia. Os recursos serão utilizados na implantação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA).

"O empréstimo-ponte é um adiantamento de recursos a título de pagamento inicial das encomendas para a fabricação de máquinas e equipamentos necessários ao projeto, a fim de garantir o cumprimento do cronograma da obra, estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel]", explica em nota.

Segundo o BNDES, o capital servirá para compra de materiais e de equipamentos nacionais, além do pagamento de serviços de engenharia e de estudos técnicos para a instalação da usina. O projeto faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A usina de Belo Monte será a terceira maior do mundo, com capacidade de 11.233 MW (megawatts), atrás da chinesa Três Gargantas, com 22,5 mil MW, e da binacional Itaipu, com 14 mil MW.

"A usina permitirá a ampliação da oferta de eletricidade, necessária para o crescimento e desenvolvimento econômico do país, contribuindo para a segurança energética", diz o BNDES no comunicado.

A primeira unidade geradora da hidrelétrica de Belo Monte deverá entrar em operação comercial em fevereiro de 2015.

A Norte Energia venceu, em abril deste ano, o leilão de geração promovido pela Aneel para a construção, operação e manutenção da Usina de Belo Monte. A operação e manutenção do empreendimento será realizada pela Eletronorte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página