Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2010 - 17h04

BNDES aprova empréstimo de R$ 6 bilhões para construção de Angra 3

Publicidade

JANAINA LAGE
DO RIO

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 6,1 bilhões para a Eletronuclear construir Angra 3. A usina faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A usina de Angra 3 terá potência instalada de 1.405 megawatts, o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro.

O banco entrará com 58,6% do investimento total do projeto. Durante a obra serão criados 9 mil empregos diretos. Quando a usina entrar em operação serão criados 500 postos de trabalho.

O BNDES destaca que a usina está localizada próximo aos principais centros consumidores de energia, o que evita a construção de sistemas de transmissão e a elevação do custo de energia produzida.

De acordo com o banco, a construção de Angra 3 contribuirá para reduzir a importação de energia gerada fora do Estado do Rio. Situado na ponta de linhas de transmissão, o Rio é tido como vulnerável a contingências operacionais que ocorrem no sistema elétrico interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste, com riscos de queda e desligamento de linhas de transmissão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página