Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 07h39

Bolívia descarta congelamento bancário após reajuste do combustível

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LA PAZ

O presidente da Bolívia, Evo Morales, descartou nesta quarta-feira (29) a decretação de um congelamento bancário no país, após uma corrida aos bancos para a retirada de dinheiro.

"Não vai haver qualquer 'corralito bancário'", afirmou Morales em mensagem à nação, ao anunciar um pacote de medidas para minimizar a crise provocada pelo reajuste dos combustíveis.

Os bancos privados bolivianos foram tomados por grandes filas nesta quarta-feira, em meio à disparada dos preços provocada pelo reajuste de 83% na gasolina.

"Quando houve um 'corralito bancário'"? -- perguntou Morales, antes de destacar que ao assumir a presidência "os depósitos somavam apenas US$ 3 bilhões, e agora temos US$ 8,5 bilhões".

Na mesma mensagem, Morales anunciou um reajuste de 20% sobre o salário mínimo e a remuneração de policiais, militares, professores e pessoal da Saúde, para compensar o reajuste dos combustíveis.

Segundo Morales, a inflação anual é de 7% a 8%, e poderá subir "algo mais" com o reajuste dos combustíveis, mas a variação do Índice de Preços ao Consumidor ficará abaixo do aumento salarial concedido hoje.

No domingo passado, a Bolívia anunciou um severo reajuste nos preços da gasolina (83%) e do diesel (73%), com o fim dos subsídios aos combustíveis.

Segundo o governo, os subsídios levavam ao contrabando dos combustíveis para os vizinhos Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, tirando milhões de dólares da Bolívia.

O reajuste dos combustíveis elevou imediatamente os preços de transportes e alimentos no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página