Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 07h43

Rio tem maior investimento em hotéis em 40 anos, diz associação

Publicidade

JANAINA LAGE
DO RIO

Atualizado às 13h03.

O Rio de Janeiro recebeu em 2010 o maior número de novos investimentos na rede hoteleira desde a década de 1970. Esta é a avaliação do presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), Alfredo Lopes.

Um dos exemplos da renovação da rede hoteleira é a pré-inauguração marcada para hoje do Windsor Atlântica, hotel de frente para a praia do Leme, onde funcionou o Le Méridien. O hotel será parcialmente aberto para 120 hóspedes. A partir do Carnaval, vai operar com a capacidade integral, de 540 quartos.

Este será o décimo hotel do grupo Windsor no Rio. Para 2011 já estão previstos investimentos em dois hotéis na zona sul e um na Barra da Tijuca, na zona oeste.

A Riotur estima que 645 mil turistas vão passar o ano novo no Rio, 30% deles, estrangeiros. Segundo a ABIH-RJ, a taxa de ocupação dos hotéis ultrapassa os 95%.

A maior exposição da cidade por conta da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 ajuda a explicar o interesse dos investidores. O crescimento da economia do Estado, impulsionada pela exploração de petróleo, também contribui para aumentar o volume de eventos de negócios e a necessidade de hospedagem para executivos.

O presidente da BHG (Brazil Hospitality Group), Pieter van Voorst Vader, afirma que a necessidade de renovação da rede hoteleira no Rio é um dos fatores que atraem investimentos. O grupo fechou a compra do Intercontinental e gastará R$ 25 milhões em reformas no hotel localizado em São Conrado.

Editoria de Arte / Folhapress
Hotéis no Rio
Hotéis no Rio

A rede já havia anunciado em setembro a aquisição do prédio do Sofitel, em Copacabana, e a compra de participação no Hotel Everest, em Ipanema.

Para o próximo ano, a rede pretende acrescentar 1.500 quartos à carteira hoteleira e o Rio faz parte dos planos de expansão.

"Ficamos parados durante décadas. O que vimos nesse ano é algo inédito no Rio desde os anos 1970. Começamos a ter uma procura enorme de redes nacionais e internacionais", afirma Lopes.

O presidente da ABIH-RJ afirma que há interesse tanto na aquisição de terrenos como na gestão de redes. É o caso do Hotel Nacional, que avalia propostas de diversas bandeiras interessadas em sua administração.

Entre os interessados em explorar o mercado carioca, Lopes cita o Emiliano, de São Paulo, o Four Seasons e a rede Iberostar.

No segmento de luxo, o Hyatt anunciou a aquisição de um terreno na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, para a construção de um hotel cinco estrelas.

Um exemplo recente de novo uso para um espaço da cidade foi a aquisição do Hotel Paris, na Praça Tiradentes, centro da cidade, pelo grupo francês La Suite, que pretende torná-lo um hotel boutique. Antes, era usado por prostitutas da região.

A Folha apurou que há uma rede estrangeira negociando a construção de um hotel de cerca de 500 quartos na região portuária.

Segundo Lopes, além da expansão dos segmentos de hotéis boutiques e de luxo, a cidade passa também por uma renovação nos de categoria econômica. Cresce a presença de redes estrangeiras no segmento de hospedagem a trabalho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página