Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 12h52

Petrobras bate recorde de produção anual, mas fica abaixo da meta

Publicidade

JANAINA LAGE
DO RIO

A Petrobras informou que bateu três recordes na produção média mensal, anual e diária de petróleo em dezembro. Segundo a estatal, a companhia deve encerrar o ano com um patamar de produção de 2,003 milhões de barris/dia. O recorde anterior era de 1,970 milhão de barris/dia, em 2009.

Apesar do volume superior ao de anos anteriores, o resultado deste ano ficou abaixo da meta anunciada pela própria companhia, de alcançar 2,1 milhões de barris/dia. Neste ano, a Petrobras enfrentou problemas em plataformas como a P-33 que chegou a ser interditada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) por condições inadequadas na operação da unidade. Na P-35 foi registrado um princípio de incêndio.

A petroleira atribuiu o crescimento da produção à entrada em operação ao longo do mês de dezembro de cinco novos poços na bacia de Campos. Eles permitiram acrescentar mais de 100 mil barris/dia à produção da Petrobras no Brasil. A companhia destacou ainda o nível de eficiência operacional atingido pelas unidades estacionárias de produção.

Outros fatores responsáveis pela expansão da produção foram o desempenho de campos de petróleo localizados em áreas maduras das regiões Norte, Nordeste e do Estado do Espírito Santo. Nos últimos anos eles apresentavam tendência declinante de produção, mas alcançaram uma média de produção de cerca de 213 mil barris de petróleo por dia neste ano por meio de esforços de revitalização.

A Petrobras menciona ainda a entrada em operação do poço SPS-55, que deu início ao Teste de Longa Duração da área de Guará, no pré-sal da bacia de Santos.

Somente no mês de dezembro, a Petrobras registra uma média mensal de 2,12 milhões de barris/dia. O recorde anterior foi registrado em abril, com um patamar de 2,033 milhões de barris/dia. Com o fechamento do mês e a confirmação deste resultado, o volume representará um aumento de 4,4% em relação ao desempenho do mês de novembro.

No último dia 27, a empresa bateu recorde diário de produção, com um total de 2,256 milhões de barris.

Entre os cinco poços da bacia de Campos que contribuíram para o aumento da produção, dois estão nos campos de Cachalote e Baleia Franca, interligados ao FPSO-Capixaba. Além deles, outros dois estão ligados à recém instalada plataforma P-57, no campo de Jubarte. Há ainda um poço batizado provisoriamente de Carimbé, que é produtor do pré-sal do campo de Caratinga, conectado à plataforma P-48.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página