Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2010 - 04h08

Yuan termina 2010 com nova cotação máxima com relação ao dólar

Publicidade

DA EFE

Após 11 dias seguidos de altas, o yuan fechou o ano com uma nova cotação máxima com relação ao dólar: 6,6227 yuans por unidade da moeda americana, informou nesta sexta-feira o mercado de divisas chinês.

O recorde confirma a tendência de alta do yuan, depois do Banco Popular da China (banco central chinês) ter se comprometido no meio do ano a reformar o mecanismo cambial para aumentar sua flexibilidade.

Durante anos, parceiros comerciais da China, como os EUA e a União Europeia, solicitaram a Pequim uma valorização drástica de sua moeda, alegando que seu valor era mantido artificialmente baixo para fomentar as exportações chinesas.

O gigante asiático, que já em 2005 liberalizou parcialmente sua moeda, se comprometeu a continuar esta tendência, mas de forma "gradual", sem mudanças bruscas nas taxas de câmbio, para não prejudicar sua economia.

Na última meia década, a moeda chinesa, que em 2005 tinha a cotação de 8,2 yuans por dólar, se valorizou aproximadamente 20% com relação à divisa americana.

A tendência de alta, porém, foi freada após a crise financeira mundial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página