Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2011 - 09h21

Montadoras levam carros 'verdes' e otimismo a Detroit

Publicidade

FELIPE NOBREGA
ENVIADO A DETROIT
E DE SÃO PAULO

A recuperação da economia dos EUA espantou o clima de pessimismo das duas últimas edições do Salão de Detroit, a principal mostra automobilística do país, que começou ontem e termina no próximo dia 23.

Veja a página de classificados de veículos

Em vez das tradicionais picapes gigantes ou de protótipos desconectados com a realidade, as três grandes montadoras locais (GM, Ford e Chrysler) apresentam veículos compactos com tecnologia verde --e falam em geração de empregos.

Embaladas pelo crescimento de 11% do setor em 2010, Ford e GM anunciaram cerca de 5.200 novas vagas, algo que não acontecia desde a era pré-crise, em 2008, quando os EUA emplacavam cerca de 16 milhões de automóveis por ano e lideravam o ranking mundial.

As montadoras também estão contratando pela necessidade de mão de obra qualificada para produzir veículos "verdes" (mais econômicos e menos poluentes).

Só a GM conta que teve de empregar cerca de mil novos engenheiros para desenvolver o elétrico plug-in Volt (US$ 33,5 mil).

O modelo foi eleito o carro do ano por 49 jornalistas. Apesar do preço (custa duas vezes mais do que um Civic), o carro tem a vantagem de poder ser reabastecido em tomada residencial de 110 V ou com gasolina comum.

A GM do Brasil vai trazer até dez unidades ao país nos próximos meses, para apresentações. Ainda não há planos de comercializar o Volt.

Segundo o diretor de Comunicação da GM Brasil, Marcos Munhoz, o preço ainda é entrave. O carro, estima, custaria cerca de R$ 200 mil.

O jornalista viajou a convite da Anfavea.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página