Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2011 - 10h33

Fundo de resgate propôs reestruturação de dívida grega, diz revista

Publicidade

DA REUTERS, EM BERLIM

O diretor do fundo de resgate europeu, Klaus Regling, sugeriu reestruturar a dívida da Grécia algumas semanas atrás, uma proposta vista com simpatia por muitos ministros das Finanças da zona do euro em uma reunião nesta semana, divulgou a revista alemã "Der Spiegel".

"A medida tem boas perspectivas de fazer parte de um pacote para estabilizar a zona do euro durante o Conselho Europeu em março", disse a revista, citando fontes anônimas.

Em maio, a UE (União Europeia) e o FMI (Fundo Monetário Internacional) fecharam um acordo de resgate financeiro de 110 bilhões de euros (R$ 256,3 bilhões), válido por três anos, para salvar a economia da Grécia, que enfrentava o risco de um calote da dívida devido à sua grave situação fiscal.

Os esforços da Grécia em cortar gastos gerou greves e protestos violentos no país ao longo de 2010. Outros países da zona do euro em grave situação fiscal, como Irlanda e Portugal, são alvos em potencial de novos resgates financeiros.

A Grécia planeja reduzir seu deficit público em 2011 para 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Em 2009, o número chegou a 15,4% do PIB.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página