Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 07h59

Toyota convoca recall de 1,7 mi de carros; Brasil está fora

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM TÓQUIO
DE SÃO PAULO

Atualizado às 10h35.

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira um novo recall, que afeta 421 mil carros no exterior e 1,28 milhão de automóveis no Japão, em consequência do risco de um vazamento de combustível.

Diferentes problemas observados afetam total ou parcialmente diversos modelos e podem provocar um vazamento, segundo a empresa.

Além do Japão, os outros países afetados pelo chamado à revisão são Estados Unidos e o restante da América do Norte (280 mil), a Alemanha e, em menor medida, Rússia e Nova Zelândia.

Dezesseis modelos fabricados entre maio de 2000 e outubro de 2008 estão envolvidos no recall. Segundo o comunicado, entre os modelos estão: Lexus GS300/350, Lexus IS250, Lexus IS350. Mas não há a relação do número de chassis.

Os problemas observados (em um tubo e em uma bomba) podem provocar um vazamento de combustível. No Japão foram registrados 119 casos, mas sem a ocorrência de acidentes, segundo os documentos entregues ao governo.

Koji Sasahara -6.jan.09/AP
Funcionário trabalha na linha de montagem da marca Lexus, da Toyota, no Japão
Funcionário trabalha na linha de montagem da marca Lexus, da Toyota, no Japão

A Toyota, que em 2010 manteve a liderança mundial do setor, convocou vários recalls, que afetaram milhões de carros, nos últimos 18 meses por diferentes problemas técnicos.

A montadora insiste, no entanto, que prefere adotar a medida por precaução para oferecer um serviço melhor aos clientes.

RECALLS

A número um do setor automotivo, que fez sua fama com base na qualidade e alta tecnologia de seus modelos, tem enfrentado situações difíceis e responde por mais de 200 ações judiciais separadas nos Estados Unidos -- que foram encaminhadas a cortes federais. O caso consiste de ações por fraude ao consumidor, além de ações em casos de morte e pedidos de indenização por ferimentos, partindo da queixa de que carros e caminhões da Toyota aceleraram inesperadamente, sem o controle do motorista.

Problemas com aceleração involuntária e repentina levaram a Toyota a convocar o recall de mais de 6,5 milhões de veículos nos Estados Unidos para corrigir dois defeitos que a montadora apontou como responsáveis --tapetes inadequados que prendiam o acelerador e pedais que ficavam presos.

Além disso, a japonesa passa por uma séria crise de imagem, desde o começo de 2010, quando anunciou sucessivos recalls em diversos mercados do mundo. O número alto de reparos ou substituições levou o presidente da companhia, Akio Toyoda, a pedir desculpas públicas no mês de março pelos problemas técnicos e pelas falhas no controle de qualidade de seus veículos na China.

Uma grave crise no fim de 2009 e início de 2010 obrigou a Toyota a convocar o recall de mais de 10 milhões de automóveis no mundo por uma série de problemas técnicos, em particular nos pedais de aceleração, que poderiam ficar bloqueados.

O recall de milhões de veículos do mercado não se restringe apenas à China. Só nos Estados Unidos e Japão, a empresa foi obrigada a reparar cerca de 1,33 milhão de veículos. No Brasil, cerca de 107 mil veículos do modelo Corolla foram chamados para substituição de peças que não ofereciam segurança adequada na utilização do carro.

Em 2009, a companhia passou ainda por perdas históricas provocadas pela recessão mundial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página