Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 12h34

Keynes morreu novamente, diz secretário do Tesouro dos EUA

Publicidade

CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL A DAVOS

Lembra-se de toda a louvação sobre a volta de Keynes (John Maynard Keynes, pai do que, no Brasil, se chamaria de desenvolvimentismo via um Estado ativo)? Pois acabou.

"O momento keynesiano passou", decretou ontem Timothy Geithner, o secretário norte-americano do Tesouro, em conversa com um pequeno grupo de jornalistas em Davos.

"Agora, somos todos falcões fiscais", reforçou Geithner, para dizer que o mundo todo está empenhado em colocar as contas pública em ordem (até o Brasil, menos afetado pela crise que ressuscitou Keynes, entrou nessa onda).

A afirmação encerra um longo período de debates no G20, o clube das 19 maiores economias do mundo mais a UE. Primeiro, houve uma convergência na necessidade de keynesianismo, para ressuscitar economias moribundas.

Depois, europeus e americanos (com apoio do Brasil) tomaram caminhos diferentes: os EUA insistiam em que era cedo para suprimir os pacotes de estímulo. Fazê-lo poderia matar a embrionária recuperação.

Os europeus, ao contrário, queriam pôr toda a ênfase na necessidade de corrigir seus deficit e dívidas.
Agora, voltam todos a convergir, mesmo quando a recuperação é muito desigual. Fortíssima nos emergentes, razoável nos EUA e débil na Europa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página