Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2011 - 03h38

Empresa brasileira anuncia início de obras de hidrelétrica na Nicarágua

Publicidade

DA EFE

O grupo brasileiro Queiroz Galvão anunciou nesta sexta-feira (28) que no mês de março começará a construção da hidrelétrica de Tumarín, no sul da Nicarágua, com um investimento de US$ 1,1 bilhão.

O presidente do consórcio Centrais Hidrelétricas da América Central, Marcelo Conde, indica em comunicado que as negociações para financiar a obra "estão avançadas", por isso esperam iniciar em março os trabalhos.

A hidrelétrica de Tumarín produzirá 253 megawatts.

Conde indica que os primeiros trabalhos consistem na construção de uma estrada de quase 50 quilômetros entre San Pedro del Norte (Caribe Sul) e a hidrelétrica.

A construção desta hidrelétrica inclui a transferência de cerca de 300 famílias que vivem em Apawas e que serão levadas para Nuevo Apawas, assim como programas de reflorestamento, resgate da flora e da fauna, e resgate ambiental e arqueológico.

Sustenta que Tumarín contribuirá para diminuir a dependência do petróleo e para a estabilização da tarifa de energia elétrica, já que a Nicarágua terá uma economia anual de US$ 117 milhões, com a entrada em operação desta hidrelétrica no último trimestre de 2014.

Conde disse que durante a construção desta obra, que aproveitará as águas do Río Grande de Matagalpa, vai gerar uma média de 1,8 mil empregos diretos e 1,8 mil indiretos, e em sua etapa final superará os três mil empregos diretos e três mil indiretos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página