Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2011 - 15h19

Ministros se comprometem a concluir Rodada de Doha em julho

Publicidade

DA EFE
EM DAVOS (SUÍÇA)

Os países-membros da OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiram neste sábado acelerar as negociações da Rodada de Doha para liberalizar o comércio internacional e concluir um acordo no mês de julho.

"Constatamos com satisfação que todos os grupos negociadores estiveram ativos e foram feitos progressos com vistas a ter novos textos sobre todas as áreas de negociação em abril e concordar todo o pacote em julho", disse o ministro de Economia suíço, Johann Schneider-Ammann.

Ele falou em discurso após participar neste sábado, em Davos (Suíça), de uma reunião ministerial com alguns ministros de Comércio e com o comissário da UE (União Europeia) para o assunto, Karel De Gucht.

Schneider-Ammann contou que, na reunião ministerial, havia a sensação de que Doha se conclui deve ser este ano. "O preço de um fracasso da rodada seria alto demais para cada um de nós e para o sistema multilateral em seu conjunto".

A Rodada de Doha foi lançada em novembro de 2001, mas as conversas estão estagnadas desde julho de 2008, quando foi realizada a última reunião ministerial na qual houve negociações de fato.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página