Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2011 - 20h11

Mais 120 produtos terão selo para combater invasão de chineses

Publicidade

JULIANA ROCHA
DE BRASÍLIA

Por ordem do governo, o Inmetro vai entrar na força-tarefa de combate à invasão de produtos importados chineses no Brasil. O instituto vai incluir cerca de 120 novos produtos na lista daqueles que têm que levar o selo de qualidade. O objetivo é impedir a importação de itens de má qualidade --em geral identificados como vindos do país asiático.

A primeira lista de novas certificações será para o setor de eletroeletrônicos e outros utensílios elétricos residenciais. Segundo o presidente do Inmetro, João Jornada, 90 produtos desse setor estarão em breve sujeitos à fiscalização de qualidade. As empresas terão seis meses para se adaptar.

Governo estuda produtos importados que podem ter imposto maior

Jornada disse que recebeu orientação do Ministério do Desenvolvimento, do qual o Inmetro é subordinado, para aumentar o número de certificações. Com isso, espera que tenha um efeito de ajudar na competitividade da indústria nacional.

"É uma medida de apoio à competitividade para promover a concorrência justa contra o produto que vem [do exterior] maquiado, de qualidade inferior", afirmou Jornada.

Depois dos eletroeletrônicos, serão incluídos na lista de obrigatoriedade do selo de qualidade autopeças, berços e colchões.

As regras de certificação de qualidade são as mesmas para a indústria nacional e para os importados. O presidente do Inmetro disse que, no caso dos importados, a empresa fabricante no exterior tem que fazer o pedido de certificação. O Inmetro aceita selos de qualidade emitidos por entidades reconhecidas pelo instituto no exterior. Jornada não soube informar quantas empresas estrangeiras levam o certificado.

O presidente do Inmetro garantiu que o instituto faz fiscalização em todo o país, e para isso conta com 7.000 funcionários. A fiscalização é feita nas lojas do varejo. Produtos não certificados encontrados à venda são apreendido, e os estabelecimentos comerciais são multados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página