Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2011 - 20h39

Cursos vão formar mão de obra para a construção civil no Rio

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro vai promover, em parceria com o Ministério do Trabalho, cursos emergenciais na área da construção civil, voltados aos trabalhadores dos municípios da região serrana fluminense, devastados por enchentes no mês passado.

O secretário Brizola Neto disse nesta terça-feira que os cursos de qualificação profissional serão dados em seis municípios atingidos pela tragédia (Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Areal e Sumidouro). Eles visam a ajudar na reconstrução das cidades e na na recuperação econômica.

"A ideia é oferecer cursos à população, principalmente aquela que continua desabrigada, para que eles possam ser contratados e ter sua mão de obra absorvida por esse processo de reconstrução que vai haver em toda a região serrana", disse Brizola Neto. Segundo ele, serão firmados convênios com o Ministério do Trabalho para a qualificação profissional, visando ao aproveitamento da mão de obra local na reconstrução dos municípios.

Brizola Neto disse estar aguardando a liberação de recursos do Orçamento da União para que os convênios possam ser assinados. O secretário já falou sobre o assunto com ministro da Trabalho, Carlos Lupi. "Ele [Lupi] está empenhado nisso [a liberação dos recursos] para poder assinar (os convênios)." O ministro deverá visitar a região serrana fluminense ainda esta semana.

A meta é iniciar em março os cursos de qualificação profissional para cerca de 1.000 pessoas, de acordo com as necessidades de contratação das empresas do setor da construção civil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página