Publicidade

 

Publicidade

 
 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
11/03/2011 - 14h07

Falta de carro em recall irá para documento a partir do dia 17

Publicidade

 

DE SÃO PAULO

O não atendimento ao chamado das montadoras para reparos estabelecidos por um recall passará a constar no Renavam (Registro Nacional de Veículos) a partir do próximo dia 17.

Veja a página de classificados de veículos

Carros, caminhões e motos cujos donos não comparecerem para resolver o problema ficarão marcados, o que pode reduzir o valor de venda do veículo.

Também será possível verificar pelo site do Denatran se há recall pendente, utilizando o número de chassi do veículo. A pesquisa vale para campanhas de recall realizadas a partir do dia 17.

Chamados que não forem atendidos no período de um ano também passarão a constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

"O objetivo da medida é ampliar o acesso do consumidor às informações de recall de veículos e incentivar o comparecimento às campanhas", diz em comunicado a diretora do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Juliana Pereira.

Segundo ela, a informação no documento do veículo não restringirá sua comercialização, "mas será um importante instrumento de controle social sobre a realização de recall no Brasil".

O órgão informa ainda que além das informações sobre número de veículos e chassis envolvidos, a inclusão de dados sobre comparecimento ou não a campanhas de recall permitirá que o Denatran monitore o andamento das campanhas.

As mudanças foram definidas por uma portaria conjunta entre os ministérios da Justiça e das Cidades.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade