Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2011 - 18h21

Brasil quer aproveitar vinda de Obama para reduzir deficit comercial

Publicidade

CIRILO JUNIOR
DO RIO

O governo brasileiro quer aproveitar a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para negociar políticas que permitam a inserção de novos produtos no mercado americano e reduza o deficit comercial do Brasil em relação àquele país.

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Alessandro Teixeira, afirmou nesta quinta-feira que esse será um dos pontos que serão passados a Obama no próximo fim de semana.

"Podemos acessar o mercado americano de forma muito mais forte. Temos um grande deficit hoje em dia e queremos diminuir isso", afirmou, após participar de evento no BNDES, no Rio.

Teixeira ressaltou ser "muito difícil" reverter esse prejuízo perante os Estados Unidos na balança comercial, já que o Brasil importa muitos produtos de valor agregado.

O esforço será concentrado em incluir produtos com pouca entrada no mercado americano na agenda de prioridades de debates comerciais.

"Não temos quase nenhum acesso nos mercados de carnes e de bens de capital, por exemplo. Temos que fortalecer isso", salientou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página