Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2011 - 19h27

Governo pede aos EUA vantagem comercial sobre China

Publicidade

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) pediu nesta sexta-feira ao secretário de comércio dos Estados Unidos, Gary Locke, esforço da parte americana para incrementar a balança comercial em favor do Brasil e em detrimento da China.

É relativamente mais fácil para os Estados Unidos uma aproximação comercial com o Brasil por questões de afinidade cultural, defendeu Pimentel, durante reunião preparatória para o 6º Fórum de CEOs Brasil - Estados Unidos.

O evento, paralelo à visita do presidente Barack Obama ao Brasil, está reunindo em Brasília executivos de 18 empresas dos dois países e representantes do governo.

TRIBUTAÇÃO

Apesar da eliminação da bitributação a empresas dos dois países não estar no tratado a ser assinado por Obama e a presidente Dilma Rousseff, o tema é um dos mais importantes do fórum de CEOs.

O ministro Pimentel conversou com Locke sobre a possibilidade de fatiar o acordo, primeiro tratando de impostos federais, depois estaduais.

Atualmente, as empresas americanas e brasileiras pagam impostos semelhantes nos dois países, e um acordo para eliminar essa dupla cobrança é um dos principais pleitos dos executivos brasileiros.

Falou-se também em inovação tecnológica, abertura de vagas em importantes universidades americanas para brasileiros e incentivo à pesquisa, tomando como exemplo casos de investimento na área como da IBM e General Eletric.

O fórum prossegue amanhã, quando haverá debates e sessões de trabalho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página