Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2011 - 18h30

Programas profissionalizantes em SP têm vagas ociosas

Publicidade

DE SÃO PAULO

Na contramão da valorização do ensino técnico pelo mercado, há cursos profissionalizantes com vagas de sobra e os que não abrem por falta de interessados.

No Centro Paula Souza, do governo paulista, 3% não atingem número suficiente de inscritos, principalmente os do interior e os ministrados à tarde -como o técnico em museus e o de mineração.

No de papel e celulose oferecido na região de Campinas (93 km da capital), por exemplo, metade das vagas foram ocupadas no primeiro semestre. "[O curso] é muito novo", explica o coordenador, Afonso de Moura.

A baixa procura também se deve à falta de divulgação, opina Luiz Carlos Gonçalves Júnior, 28, técnico em embalagem. "Meus amigos souberam [do curso] quando as inscrições haviam terminado."

Para Marcelo Neri, economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV (Fundação Getulio Vargas), no entanto, o ensino técnico é alvo de preconceito, em detrimento do curso superior.

A bancária Mayara Silva, 18, aluna do técnico em nutrição no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), quer cursar engenharia de alimentos.

"As propostas de emprego que recebo para a área técnica não cobrem o meu salário. Quero um curso superior para ter uma visão mais abrangente do setor de alimentos."

Para Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a baixa adesão é rara na instituição. "A empregabilidade é alta."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página