Publicidade
Publicidade
Revolta em Jirau atrasará obra em 6 meses
Publicidade
FELIPE LUCHETE
DE BELÉM
O consórcio responsável pela construção da usina de Jirau, no rio Madeira (RO), informou ontem que as revoltas dos trabalhadores no canteiro de obras da hidrelétrica atrasarão o cronograma das empresas em seis meses.
O início da geração de energia estava previsto para março de 2012. O consórcio diz que, ainda assim, vai se antecipar ao prazo do edital: janeiro de 2013.
Há três semanas, trabalhadores em Jirau se revoltaram e destruíram alojamentos e ônibus. O consórcio Energia Sustentável do Brasil classificou a ação como vandalismo.
Na semana passada, em reunião com centrais sindicais e representantes de empresas, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) apontou falhas na obra, dizendo aos interlocutores que a estrutura urbana próxima ao canteiro não foi bem planejada.
Ontem, o consórcio construtor da usina divulgou em seu site um documento que estima os impactos da paralisação das obras.
Segundo o relatório, o atraso pode causar um deficit de geração elétrica no país.
As empresas afirmam ainda que a demanda precisará ser suprida com usinas termelétricas, mais caras.
Ainda de acordo com o Energia Sustentável, os governos estadual e federal também serão afetados, deixando de arrecadar pelo menos R$ 250 milhões com impostos em 2012. O cenário mais pessimista indica perdas de R$ 275 milhões.
A construtora diz que aguarda liberação de fiscais do Ministério do Trabalho, mas concordou em atender a mesma pauta trabalhista negociada na usina vizinha de Santo Antônio, onde os trabalhadores haviam parado a construção e decidiram retornar na terça.
+ CANAIS
+ Notícias em Mercado
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- 'Eu Mexi no Seu Queijo' subverte a lógica da autoajuda
- Transforme seu pequeno negócio em uma 'micromultinacional'
- Empresas usam teorias ultrapassadas, diz autor; ouça
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Montadoras fazem feirão com descontos
- Manifestantes do Greenpeace encerram protesto no Maranhão
- Teles reagem a 'intervenção' do governo
- Brasileiro cofundador do Facebook diz que não gosta de exibir sua privacidade
- Veja os novos preços dos veículos após a redução do IPI
+ Comentadas
- Taxa de juros ao consumidor cai para 40,1% ao ano, diz BC
- Aviso prévio maior vale apenas para o empregado, diz governo
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV