Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2011 - 11h57

Receita faz operação contra fraude de R$ 30 mi no IR em Brasília

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Receita Federal realiza nesta sexta-feira, em Brasília, uma operação para combater um esquema de fraudes ao Imposto de Renda que resultou em um prejuízo estimado em R$ 30 milhões aos cofres públicos.

Mais de 2 milhões ainda não entregaram IR; prazo termina hoje

Nesta manhã foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão em locais ligados a pessoas suspeitas de liderarem o esquema de fraudes.

As investigações da operação Risco Calculado começaram no ano passado, a partir da identificação dos responsáveis pelo envio de centenas de declarações do IR com indícios de manipulação das informações para elevar o valor da restituição.

As principais deduções fraudulentas incluem despesas simuladas com saúde, previdência privada e educação, utilizadas principalmente por servidores públicos federais e do Distrito Federal.

O órgão destaca que houve um elevado número de declarações retificadoras no período analisado, existindo casos de até seis retificadoras em um só exercício, no intuito de encontrar a melhor maneira de informar as despesas dedutíveis e não cair na malha fina.

A Receita vai intimar os contribuintes que se beneficiaram das irregularidades para que comprovem as informações declaradas. Se os dados não forem confirmados, além do imposto devido, poderá ser cobrada multa de até 150%.

Esses contribuintes estarão sujeitos também às sanções penais previstas para os crimes contra a ordem tributária.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página