Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 20h33

Preço da gasolina vai cair de 6% a 10%, diz Lobão

Publicidade

DA REUTERS, EM SÃO PAULO
DE SÃO PAULO

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira que "a BR Distribuidora vai reduzir de 6% a 10%" o preço da gasolina, em meio ao esforço do governo para combater a inflação.

Governo usará posto Petrobras para reduzir preço de combustível
Gasolina fica mais cara nos postos, diz ANP

Segundo o ministro, a mesma coisa acontecerá com o etanol comercializado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Lobão avalia que uma vez que a BR, líder de mercado, faça isso, as outras distribuidoras seguirão o mesmo caminho.

A redução do preço da gasolina está sendo beneficiada pela queda do preço do álcool anidro, que é misturado ao combustível vendido nos postos atualmente na proporção de 25%.

Independentemente da medida do governo, especialistas já esperam a queda dos preços da gasolina neste mês e no próximo. A LCA Consultores projeta quedas de 1% e 5%, respectivamente, devido à maior oferta de etanol.

Se confirmadas, essas quedas contribuiriam para a desaceleração da inflação.

A diminuição nos preços da gasolina também acontece em meio aos esforços do governo para conter a inflação.

Nesta quarta-feira, por exemplo, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou que o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) subiu 0,7% na primeira prévia de maio, ante alta de 0,55% em igual período de abril.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) subiu 0,87% na primeira prévia de maio, ante variação positiva de 0,46% na primeira leitura de abril.

A gasolina apresentou a principal alta na leitura inicial de maio, de 6,25%, contra avanço de 2,2% em igual leitura de abril.

Importantes autoridades têm manifestado publicamente a necessidade de se controlar a inflação.

O governo vem tomando medidas nos lados monetário e fiscal para conter a alta dos preços. No mês passado, o Banco Central diminuiu o ritmo da alta do juro, para 0,25 ponto percentual, mas disse ver um aperto por um período "suficientemente longo", levando o mercado a prever mais elevações do que o anteriormente estimado.

No início desta semana, o mercado reduziu sua previsão de inflação neste ano após oito semanas, estimando que o IPCA em 2011 feche o ano em 6,33%, abaixo do teto de 6,5% da meta do governo, segundo relatório Focus divulgado pelo BC.

Editoria de Arte/Folhapress

POR DENTRO DA BR DISTRIBUIDORA

SETOR - Distribuição, comércio e industrialização de derivados de petróleo

FUNDAÇÃO - 1971

FATURAMENTO - R$ 77,2 bilhões*

LUCRO - R$ 35,2 bilhões*

POSTOS DE COMBUSTÍVEL - Cerca de 7.000 no país

CONCORRENTES - Ultrapar (Ipiranga e Texaco), Cosan (Esso e Shell) e Ale

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página