Publicidade
Publicidade
Cresce o número de idosos que têm investimento na Bolsa
Publicidade
MARIA PAULA AUTRAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Quem pensa que o mercado de ações é só para jovens está enganado. Dados da BM&FBovespa mostram que o número de investidores com mais de 66 anos foi o que mais cresceu nos últimos 24 meses.
De abril de 2009 até o mês passado, o aumento foi de 37%. Em seguida, as faixas que mais cresceram foram a dos 56 aos 65 anos e a dos 46 aos 55. Nas contas, estão incluídos os novos investidores e os que migraram de faixa.
De acordo com José Alberto Netto Filho, professor de educação financeira da BM&FBovespa, além do trabalho de popularização da Bolsa, o ambiente macroeconômico do país, estável, influenciou o movimento.
"Numa renda fixa, se ele conseguir 10% de rendimento no ano é ótimo. E aí ele olha para a Bolsa e vê que ela pode oferecer mais", diz, lembrando também que uma pessoa com essa idade tem mais renda que um jovem.
O aposentado Daniel Gomes de Oliveira, 78, investe há cerca de oito em ações. Ele conta que escolheu a Bolsa porque achou mais vantajoso que outros investimentos.
"Leio algumas coisas e vejo empresas que dão alguns dividendos. Sobrava alguma coisinha e eu aplicava", diz.
DIVIDENDOS
Para os investidores nessa faixa etária, aplicar em empresas pagadoras de dividendos --que têm menos volatilidade-- é a orientação da estrategista-chefe da Ativa Corretora, Mônica Araújo.
Para ela, energia e telecomunicações são exemplos de setores menos voláteis, indicados para um investidor nessa idade.
"Pode ser bastante interessante para esse público que começa uma nova fase da vida buscando mais retorno sobre seu investimento", diz. "Esse é um investidor com um horizonte mais curto do que uma pessoa que entra no mercado com 25 anos".
Conhecer o nível de risco que o investidor aceita tomar e diversificar as aplicações também é importante, dizem os analistas.
| Editoria de arte/Folhapress | ||
![]() |
De acordo com o diretor operacional da SLW, Robson Queiroz, em toda aplicação de renda variável é preciso pensar no longo prazo, mas esse investidor tem características específicas.
"Esse perfil é de uma estratégia mais conservadora justamente para poder ter esses retornos e fazer um complemento da renda do investidor. A pessoa de mais idade procura um investimento, apesar de um certo grau de risco, com mais segurança."
Os analistas recomendam só investir diretamente em ações se a pessoa tiver condição de acompanhar o desempenho do mercado e das empresas. Caso contrário, clubes e fundos de investimento --que funcionam como uma associação de investidores-- podem ser boas opções.
+ CANAIS
+ Notícias em Mercado
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- 'Eu Mexi no Seu Queijo' subverte a lógica da autoajuda
- Transforme seu pequeno negócio em uma 'micromultinacional'
- Empresas usam teorias ultrapassadas, diz autor; ouça
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Montadoras fazem feirão com descontos
- Manifestantes do Greenpeace encerram protesto no Maranhão
- Teles reagem a 'intervenção' do governo
- Brasileiro cofundador do Facebook diz que não gosta de exibir sua privacidade
- Veja os novos preços dos veículos após a redução do IPI
+ Comentadas
- Taxa de juros ao consumidor cai para 40,1% ao ano, diz BC
- Aviso prévio maior vale apenas para o empregado, diz governo
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV