Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2011 - 19h13

Sindicato produz 'dossiê' contra Volks no Paraná

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Em greve há 20 dias, os funcionários da unidade da Volkswagen no Paraná acirraram a disputa com a montadora e entregaram ontem ao governador, ao secretário estadual do Trabalho e aos deputados estaduais um "dossiê" contra a empresa.

O material traz cópias de autos de infração emitidos pelo Ministério do Trabalho contra a fábrica, além de um relatório de uma vistoria feita em junho do ano passado que identificou excesso de horas-extras e riscos ocupacionais aos trabalhadores, entre outros tópicos.

O objetivo, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região, Sérgio Butka, é "garantir aos trabalhadores do Paraná um tratamento, no mínimo, igual ao concedido aos trabalhadores de São Paulo".

O sindicato reclama da diferença salarial entre os funcionários da Volks em São Paulo e no Paraná. Segundo a entidade, os metalúrgicos do Paraná produzem 50% mais do que os paulistas, mas ganham 50% menos.

A Volks contesta os números e diz que, nos últimos quatro anos, o salário médio dos funcionários no PR cresceu 54%, contra 27% na região do ABC paulista.

A empresa também afirma que a produtividade é maior na unidade do Paraná porque ela é mais moderna.

Segundo a Volks, que recorreu dos autos de infração emitidos pelo Ministério do Trabalho, a fábrica é uma das unidades com "as melhores condições de trabalho do país".

Os funcionários reivindicam aumento na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) proposta pela empresa --de R$ 4.600 para R$ 6.000 (valor da primeira parcela). Até agora, por causa da greve, cerca de 9.800 veículos deixaram de ser produzidos.

Sem acordo, o caso foi enviado ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho), que só deve decidir o valor da PLR em sessão no próximo dia 6.

A Secretaria do Trabalho do Paraná, que recebeu anteontem o dossiê, diz que está mediando as negociações desde o início e lamenta que a situação esteja caminhando para a "radicalização".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página