Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2011 - 11h51

Pesquisa da CNI aponta desaquecimento na construção civil

Publicidade

DE SÃO PAULO

A indústria brasileira da construção civil está desaquecida, segundo a sondagem divulgada nesta quinta-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O levantamento mostra que o nível de atividade efetivo do setor em abril --a avaliação das empresas sobre o ritmo habitual nesse mês-- registrou 48,3 pontos, ante 49,5 pontos no mês anterior. O indicador varia de zero a 100 e valores acima de 50 indicam crescimento da atividade e expectativa positiva.

As pequenas empresas (48,4 pontos) foram as que mais desaceleraram em abril, seguidas pelas médias (49,7 pontos). Só as empresas de grande porte elevaram o ritmo de atividade, com 52,4 pontos, um ponto a mais sobre março.

O gerente da Unidade de Pesquisas da CNI, Renato da Fonseca, atribui boa parte da queda no ritmo do setor à contenção dos gastos públicos federais e, no caso dos governos estaduais, à redução da execução ou mesmo paralisação de vários empreendimentos, para reavaliação, onde houve sucessão de governadores.

"O aumento da inflação e dos juros e as dificuldades de crédito também têm contribuído para algum arrefecimento da demanda. Numa conjuntura como essa, as pessoas pensam duas vezes diante de um comprometimento grande e de longo prazo da renda", acrescenta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página