Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2011 - 13h20

Portugal Telecom vê criação de valor significativo com Oi

Publicidade

DA REUTERS, EM LISBOA

A parceria da Portugal Telecom com a Oi pode gerar um valor "significativo" para os acionistas de ambas as empresas, disse nesta quinta-feira o presidente-executivo da companhia portuguesa, Zeinal Bava.

O executivo afirmou que a Portugal Telecom, acionista minoritária do grupo brasileiro, vai ajudar a Oi em sua recuperação operacional, principalmente na área de telefonia fixa, e também no reforço da posição competitiva do grupo na telefonia celular.

"Em relação à Oi, temos uma excelente relação e estamos confiantes que o potencial de criação de valor no futuro para ambas as empresas é significativo", afirmou Bava à Reuters.

A Portugal Telecom entrou na Oi depois de vender sua participação na Vivo para a espanhola Telefónica, em 2010, e vai consolidar os números da parceira brasileira no seu resultado a partir do segundo trimestre.

"Acreditamos no potencial de recuperação operacional da Oi, mas estamos conscientes dos grandes desafios que temos pela frente, bem como das dinâmicas do mercado em nível concorrencial", disse o executivo, acrescentando que a Oi "tem tudo para dar certo".

A Oi fechou o primeiro trimestre com um prejuízo líquido de R$ 395 milhões, ante resultado positivo no mesmo período de 2010, devido a efeitos não recorrentes e queda das receitas, pressionadas pela contínua redução da base de telefonia fixa.

"Em termos operacionais, estamos focados em trabalhar em conjunto com a empresa para garantir a recuperação do fixo e reforçar a posição competitiva no móvel", disse Bava.

A Oi anunciou na terça-feira uma simplificação da sua estrutura societária, que vai ficar concentrada na Brasil Telecom, mais cedo do que o previsto.

Segundo analistas, a reorganização abre caminho à definição de uma política de dividendos de longo prazo, tendo ficado mais visível a influência da Portugal Telecom na Oi.

A Portugal Telecom tem tido seus negócios domésticos pressionados pela recessão econômica em seu mercado doméstico, mas no primeiro trimestre surpreendeu analistas com menores custos e uma resiliência na rede fixa.

Bava afirmou que a Portugal Telecom vai continuar, nos próximos trimestres, "a consolidar a tendência de estabilização do Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização]" na telefonia fixa. O foco da empresa é uma gestão "criteriosa" dos custos e do fluxo de caixa.

A Portugal Telecom anunciou mais cedo que seu lucro líquido subiu 29% no primeiro trimestre, último período em que apresenta resultados sem incluir a Oi.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página