Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2011 - 13h01

Venda de carros na China tem primeira queda em 2 anos

Publicidade

DA REUTERS

As vendas de carros na China caíram 0,1% em maio em comparação com o mesmo período do ano anterior, no primeiro declínio do maior mercado automotivo do mundo em mais de dois anos.

Após dois anos consecutivos de expansão acelerada, as vendas de carros na China apresentaram no começo do ano um menor de crescimento, com as vendas até agora subindo 6,1%, comparados com uma alta de mais de 60% em 2010.

Fabricantes japoneses, que sofrem com interrupções na linha de produção ainda por conta da devastação causa pelo terremoto e pelo tsnunami no começo deste ano, continuam registrando fracas vendas na China.

O mercado chinês pode continuar a perder volume de vendas de carros durante o verão, uma estação tradicionalmente fraca para o setor, seguida por uma retomada moderada no outono, disseram observadores da indústria automotiva.

"Junho e julho nunca foram os melhores meses para vendas de automóveis e um crescimento estável seria o melhor cenário para este ano", disse Jenny Gu, analista sênior da empresa de coleta de dados automotivos J.D. Power em Xangai. "A demanda deve retomar um pouco no outono, mas é improvável que se aproxime dos patamares de 2009 e 2010."

Setembro e outubro são considerados os melhores meses para as concessionárias chinesas de veículos, por ser uma das melhores estações para se viajar.

Observadores da indústria estão divididos quanto às previsões para o resto do ano. Os otimistas esperam que o mercado feche o ano com resultados positivos, mas os mais pessimistas preveem um declínio de até 10%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página