Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2011 - 20h45

ONGs entram com pedido na OEA contra usina de Belo Monte

Publicidade

DE BRASÍLIA

ONGs (organizações não governamentais) críticas à hidrelétrica de Belo Monte (PA) entregaram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) um pedido para a entidade recomendar ao governo brasileiro o fim das obras da usina.

A petição é semelhante à que gerou, em abril, recomendações da Comissão para que o processo de licenciamento ambiental de Belo Monte fosse suspenso.

O governo federal não seguiu aquelas recomendações e resolveu dar a licença de instalação, que permitiu o início da obra.

Ambos os pedidos podem acabar gerando uma condenação na Corte Interamericana de Direitos Humanos, espécie de instância superior à Comissão.

A nova petição das ONGs cita a pouca consulta aos índios da Volta Grande, área do rio Xingu afetada pela usina, e as consequências do projeto para a "saúde, meio ambiente, cultura e o possível deslocamento de comunidades indígenas", segundo nota da ONG Xingu Vivo Para Sempre.

De acordo com a nota, "o projeto de Belo Monte já está criando um ambiente de conflitos na região de Altamira, inclusive com ameaças de morte."

A usina é também questionada em diversas ações na Justiça Federal, movidas pelo Ministério Público Federal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página