Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2011 - 16h14

Fim da disputa do suco entre EUA e Brasil já era esperado

Publicidade

TATIANA FREITAS
DE SÃO PAULO

O fim da disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos na OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre medidas anti-dumping aplicadas sobre a importação de suco de laranja brasileiro já era esperado e deve ter pouco impacto sobre as exportações. A avaliação é de Christian Lohbauer, presidente da CitrisBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos).

Segundo ele, os Estados Unidos já perderam na OMC outros casos semelhantes, que questionavam o método de cálculo chamado de "zeramento", que consiste no descarte de preços mais altos do que os do mercado de origem, levando em consideração apenas os que estão abaixo dos valores praticados no mercado interno.

EUA desistem de brigar com Brasil em disputa do suco de laranja
Medida dos EUA sobre etanol teria pouco impacto para etanol do Brasil
EUA votam medida que beneficia o Brasil
Compensação por subsídio a algodão pode cair

Esse método foi condenado pela OMC e os EUA tinham até hoje para recorrer da decisão pela terceira vez, o que não aconteceu. "Eles recorreram duas vezes para ganhar tempo, já se imaginava que eles desistiriam da disputa em última instância", disse Lohbauer.

A partir de março, os Estados Unidos devem eliminar a tarifa anti-dumping sobre as importações de suco, de US$ 50 por tonelada. Mas, de acordo com o representante da indústria, a mudança não deve resultar em aumento das exportações para o país, que já impõe tarifa de importação de US$ 416 por tonelada de suco.

"Os EUA já impõe uma barreira significativa à entrada do suco de laranja brasileiro. A eliminação da tarifa anti-duping prejudica menos o produtor brasileiro, mas não vamos aumentar as exportações", disse Lohbauer.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página