Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2011 - 11h18

Governo negociará redução de roaming de ligações internacionais

Publicidade

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira que um dos esforços no setor de telecomunicações para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 será tornar o roaming internacional mais barato.

O serviço, que possibilita o acesso a serviços de telefonia celular e internet móvel fora do local de origem, tem preços "exorbitantes", afirmou o ministro.

"Queremos facilitar o acesso de quem vem de fora, e o mesmo para os brasileiros que vão para o exterior", disse.

Segundo Bernardo, haverá o esforço de negociação com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para saber como o barateamento do roaming pode ser regulamentado.

Paulo Bernardo falou ainda que a presidente Dilma Rousseff liberou o aporte de R$ 200 milhões para que a Telebras construa rede de fibra óptica nas cidades-sede da Copa.

O país já tem maior parte da infraestrutura de redes construída, disse Bernardo. Caberá à Anatel identificar gargalos e pontos sensíveis para onde os recursos serão destinados.

A presidente Dilma pediu empenho para licitar as faixas de tecnologia 4G, que permitirão conexões com até 100 mbps (megabits por segundo) até abril de 2012, para implantação dos serviços em até 12 meses nas cidades-sede.

Outro esforço para a Copa será acelerar o desenvolvimento do ginga, o software brasileiro de interatividade usado na TV digital.

Segundo Bernardo, é possível editar portaria determinando a indústria a incluir o ginga dos equipamentos produzidos.

O ministro esteve nesta manhã na IDC Brasil Conferência 2011: TI e Telecom na Copa e Olimpíadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página