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23/09/2011 - 13h01

Vale recebe novo navio mineraleiro sul-coreano

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DO VALOR, NO RIO

A Vale dá mais um passo hoje na direção da eficiência logística no transporte transoceânico do minério de ferro que produz. A companhia batiza nesta sexta-feira dois novos navios --Vale Rio de Janeiro e Vale Itália--, encomendados ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering.

Além do Vale Brasil, os dois mineraleiros também fazem parte de uma encomenda de sete navios ao estaleiro sul-coreano.

O Vale Rio de Janeiro será entregue hoje e o Vale Itália --que será destinado principalmente ao transporte de minério de ferro entre Brasil e Taranto, na Itália-- está previsto para ser entregue em outubro. Cada um dos navios terá, a exemplo do Vale Brasil, capacidade de transportar até 400 mil toneladas de minério.

Segundo a Vale, o desenvolvimento deste projeto representou um enorme desafio tecnológico em termos de inovação. Os navios permitem uma grande velocidade de carregamento e descarregamento, são adequados aos portos mais modernos do mundo e possuem eficiente sistema de drenagem, capaz de bombear água livre nos porões através de seis pocetos em cada um deles.

"Estes navios reduzem as emissões de carbono em 35% por tonelada de minério transportada. Em maio, o projeto recebeu o Nor-Shipping Clean Ship Award, prêmio internacional da indústria de navegação", diz a nota divulgada pela mineradora.

A companhia brasileira ressaltou a importância da infraestrutura logística no mercado de minério de ferro e lembrou que desenvolve iniciativas para obter economias de escala.Os novos navios farão parte da solução logística entre os terminais marítimos da empresa no Brasil e os clientes europeus e asiáticos, contribuindo para reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro.

"Nosso objetivo é ter uma frota própria dedicada para parte de nossas exportações, uma frota que seja mais eficiente, sustentável, com alto padrão de segurança operacional e que contribua significativamente para a redução da volatilidade no mercado de frete", afirmou, em nota, o diretor executivo de Marketing, Vendas e Estratégia da Vale, José Carlos Martins.

 

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