Publicidade
Publicidade
Petroleira Total quer expandir atuação no Brasil
Publicidade
DA REUTERS, EM SÃO PAULO
A petroleira francesa Total planeja expandir as atividades de exploração de petróleo no Brasil por meio da aquisição de novos blocos na próxima rodada de licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo), no ano que vem, afirmou nesta quarta-feira o diretor-geral da subsidiária brasileira, Denis Palluat de Besset.
A companhia tem interesse nas áreas localizadas na chamada faixa equatorial brasileira, região inexplorada que tende a ser a grande atração da 11ª rodada de licitações, por causa das semelhanças com a costa oeste africana --uma das zonas mais promissoras de exploração no mundo.
"Estamos esperando a 11ª rodada com muita ansiedade, porque serão ofertados blocos da costa norte do Brasil, praticamente a mesma estrutura do que temos na África", disse o executivo a jornalistas após palestrar na Offshore Technology Conference Brasil (OTC Brasil 2011), no Rio.
"Então para nós é muito interessante porque temos muita experiência lá", acrescentou.
Nas áreas onde já está presente, a Total também prevê avanços.
Besset disse que a companhia vai perfurar em até duas semanas mais um poço no BM-S-54, bloco onde uma descoberta de petróleo foi anunciada em setembro do ano passado.
A segunda perfuração será realizada num ponto distante da primeira descoberta, o que poderá resultar na descoberta de um outro prospecto. A sonda já está próxima ao local escolhido para a perfuração, segundo o executivo.
Localizado no pré-sal da bacia de Santos, o bloco é operado pela Shell, que possui 80% de participação. A Total detém 20% da área.
Além da segunda perfuração, as sócias decidiram realizar testes no poço onde foi realizada a primeira descoberta.
"Temos que trabalhar muito mais para fazer a delimitação das reservas e poderemos ter volume suficiente para que a área possa ser desenvolvida", disse ele. "Vamos fazer teste no poço já perfurado e continuar a delimitação e apreciação das descobertas", continuou.
O diretor-geral da Total no Brasil disse ainda que a companhia, em parceria com a Petrobras, está preparando plano de desenvolvimento na área Xerelete, na bacia de Campos. A empresa planeja para o próximo ano perfuração de um outro poço na região.
A descoberta de Xerelete foi realizada no início da década passada pela Total. A empresa vendeu participação do bloco à Petrobras, que se tornou a operadora do bloco, e ficou como sócia minoritária no projeto.
"Vamos fazer outro poço no ano que vem e vamos desenvolver essa área. Estamos preparando plano de desenvolvimento que ainda não foi concluído", afirmou.
+ canais
+ notícias de Mercado
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- 'Eu Mexi no Seu Queijo' subverte a lógica da autoajuda
- Transforme seu pequeno negócio em uma 'micromultinacional'
- Empresas usam teorias ultrapassadas, diz autor; ouça
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Estrangeiro avança sobre pesquisa mineral no país
- Dobra procura por carros em SP no primeiro sábado de IPI reduzido
- Contradições marcam o progresso de Mato Grosso
- Donas de lojas de grife gastam até R$ 5 mi em coleções e oferecem serviço VIP a clientela
- Teles reagem a 'intervenção' do governo
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV