Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2012 - 17h02

'Não assinei, mas paguei porque era obrigada', diz Ideli Salvatti sobre lanchas

Publicidade

DE BRASÍLIA

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que a compra das 28 lanchas pelo Ministério da Pesca não foi sua responsabilidade, pois ela não estava à frente da pasta na época que isso ocorreu. Ideli foi convocada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e prestou esclarecimentos nesta quarta-feira.

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União apontou desperdício de R$ 31 milhões na compra de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca. Das 28 lanchas compradas, 23 não têm condições de realizar suas funções.

Ideli apresentou slides em que cruzou o cronograma dos fatos denunciados e a função política que exercia no momento. Em janeiro de 2011, quando assumiu o ministério, o processo de aquisição das lanchas já havia sido realizado e o cronograma de pagamentos já estava definido.

Áudio 1

"Eu não assinei, eu não contratei, eu não licitei, mas eu paguei porque obrigada era a pagar", afirma.

A ministra exibiu uma certidão do Tribunal de Contas da União que declara que seu nome não consta entre os 12 responsáveis pela compra das lanchas. A certidão havia sido pedida pelo presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, que decidiu arquivar a representação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), para apurar a conduta ética de Ideli à frente do Ministério da Pesca.

A ministra afirmou que não conhece ninguém da empresa Intech Boating, que venceu o pregão, e que apenas esteve com o proprietário numa cerimônia de entrega de uma das lanchas para a Polícia Federal. A empresa doou R$ 150 mil para o comitê de campanha do PT, que, por sua vez, destinou 80% dos recursos à campanha de Ideli ao governo de Santa Catarina.

Áudio 2

"Então nessa solenidade, aí sim eu me lembro que o proprietário da Intech Boating estava presente na solenidade, até porque a empresa é catarinense, então não seria difícil estar presente, até porque a entrega foi em Florianópolis".

Ideli afirmou que a doação foi aprovada pelo TRE e não partiu de iniciativa dela.

O autor do requerimento, Vanderlei Macris (PSDB-SP), não ficou satisfeito com as explicações da ministra. Segundo ele, Ideli não demonstrou nenhuma preocupação em querer saber do contrato.

Áudio 3

"Pô, ela foi ministra. São lanchas compradas acima do preço, como diz o Tribunal de Contas da União, são lanchas compradas sem planejamento. Tanto é verdade que nenhuma das lanchas vai ficar no Ministério. O Ministério não tem competência de fiscalização. Quem tem é a Polícia Ambiental, quem tem é o Ibama, a Marinha e essas lanchas estão passando para esses órgãos. Então por que o Ministério da Pesca foi comprar?", questionou.

Segundo Vanderlei Macris, o arquivamento do processo contra Ideli Salvatti pela Comissão de Ética da Presidência da República não quer dizer nada, pois a Comissão faz uma análise superficial do assunto.

As informações são da Rádio Câmara

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página