Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2012 - 17h23

Dilma cumprimenta de forma discreta reeleição de Obama; ouça

Publicidade

DE SÃO PAULO

A presidente Dilma Rousseff repercutiu discretamente a reeleição de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos, durante a cerimônia de abertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, na manhã desta quarta-feira (7), em Brasília (DF).

"Aproveito a oportunidade para cumprimentar o presidente Obama e o povo americano", disse durante discurso, logo após comentar sobre o programa que tem em parceria com os EUA para ampliar a transparência nos governos, firmado em setembro de 2012 durante a 67ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York.

Ouça

VITÓRIA

Obama venceu as eleições ao obter ao menos 303 votos no Colégio Eleitoral (eram necessários 270), contra 206 de Romney. Apesar disso, levando em conta a votação popular, a vitória foi apertada.

Por volta do meio-dia desta quarta-feira (7), o democrata tinha 50% dos votos, contra 48% do republicano, em uma diferença de pouco mais de 2,6 milhão de votos.

Após a confirmação da vitória, o presidente reeleito disse que vai buscar diálogo com o rival republicano Mitt Romney. Obama terá de lidar novamente com um Congresso dividido, com maioria republicana na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) e os democratas no controle do Senado.

"Quero me sentar com ele e ver no que podemos trabalhar juntos para fazer com que os Estados Unidos avancem", disse Obama.

Ele afirmou que essa união é possível porque os americanos "não estão tão divididos como sugere a política" e pediu que os adversários deixassem para trás a disputa eleitoral. "Nós batalhamos de modo ferrenho, mas apenas porque amamos profundamente esse país."

De acordo com o presidente reeleito, essas discussões, muitas vezes "barulhentas", são "uma marca da liberdade" existente no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página