Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 17h30

Flip homenageia escritor que redescobriu o Brasil

Publicidade

MARIANA FONTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O bom desempenho da economia nacional e a escolha do Brasil para sediar a próxima Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016 deram maior visibilidade ao país no cenário internacional. Neste contexto, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano homenageia Gilberto Freyre, o escritor que redescobriu o Brasil.

"Freyre se autodenominou o 'segundo Pedro Álvares Cabral'. Ele redescobriu o país ao enfatizar o papel positivo que a miscigenação e o hibridismo cultural exerceram no país", explica Maria Lúcia Pallares-Burke, pesquisadora do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge.

maria lucia burke

Maria Lúcia Burke escreveu "Gilberto Freyre: Um Vitoriano dos Trópicos", um dos mais importantes estudos sobre o autor. Em Paraty, ela é co-curadora da homenagem a Freyre.

Neste podcast, a pesquisadora explica qual o foco das mesas de debates sobre o homenageado: "Ao Correr da Pena"; "Além da Casa-Grande" e "Gilberto Freyre e o Século 21". Na Flip, o público também poderá visitar a exposição que retrata a vida e obra do autor, com material inédito de seu acervo.

O pernambucano Gilberto Freyre pode ser considerado um "homem-orquestra", por demonstrar interesse em vários campos, tendo atuado como político, sociólogo, antropólogo e historiador. Sua obra mais famosa é "Casa-Grande e Senzala", na qual analisa a formação sociocultural brasileira e destaca a miscigenação como algo positivo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página