Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2010 - 17h43

Clima festivo não esconde ansiedade e tensão no resgate de mineiros; ouça

Publicidade

DE SÃO PAULO

O drama vivido pelos 33 mineiros soterrados no Chile está perto do fim. Os trabalhadores, que estão há 67 dias isolados a 700 metros de profundidade, começarão a ser içados possivelmente entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta.

Acompanhe a cobertura completa do resgate dos mineiros no Chile
Autoridades chilenas tentam garantir resgate seguro a mineradores; assista
Veja como o resgate dos mineradores mudou a rotina de cidade chilena
Resgate de mineradores deve começar na quarta-feira e durará dois dias

Há um clima festivo no acampamento Esperanza que não consegue esconder a ansiedade e a tensão em relação ao sucesso da operação de resgate, segundo Laura Capriglione, repórter da Folha enviada especial a Copiapó (Chile).

"O acampamento está numa felicidade incrível. Música, dança, gente andando para um lado e para o outro, crianças brincando. Sem contar os milhares de profissionais da imprensa que já estão aqui. E não param de chegar mais", relata a jornalista.

Laura Capriglione

Na operação de resgate, os trabalhadores sairão por uma cápsula que será içada por uma grua. Primeiramente, descerão um operador e um médico para avaliar o estado de saúde das pessoas.

Segundo o ministro chileno de Saúde, Jaime Mañalich, o túnel não é totalmente reto o que pode gerar trepidações na hora da retirada das pessoas. Por isso, as primeiras a sair devem ter muito conhecimento no trabalho de mina, explica a jornalista.

Laura Capriglione parte 2

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página